Lombo cozido recheado com linguiça

 
Um dos pratos favoritos de Sales é o Lombo bovino cozido. Apesar de simples, o sabor é inigualável. Servido com macaxeira, cuscuz, farinha de mandioca, massa de polenta, ou recheando um sanduiche é uma delícia.
 Geralmente, ao final do cozimento fica encrustado no fundo da panela um delicioso molhinho formado com as verduras cozidas e uns pedacinhos de carne que se desprendem da peça.  Esse molhinho é um espetáculo. 


Lombo cozido recheado com linguiça

1 ½ de Coxão duro ou lagarto
01 ou 02 linguiças defumadas
02 cebolas
02 tomates
06 cabeças de alho
01 pimentão verde
Coentro, cebolinha e salsa
Óleo
Sal
Pimenta do reino
Modo de Fazer
1. Pegue a peça inteira ou cortada em dois pedaços e, com uma faca longa e fina faça um corte em cruz no sentido do comprimento da carne a fim de que possa inserir a linguiça. Cuidado para não cortar demais.
2. Aqueça um pouco de óleo e sele a carne. Para isso você vai doura-la de todos os lados. Assim, evita que perca o sabor e reduza sensivelmente de tamanho. Você poderá fazer isso na própria panela de pressão.
3. Corte grosseiramente todos os outros temperos e junte-os à carne. Acrescente água, previamente fervida até cobrir toda a carne. Acerte o sal e acrescente a pimenta. Deixe cozinhar por aproximadamente duas horas. Desligue o fogo, mas mantenha a pressão.
O ideal é preparar essa carne na véspera para que possa incorporar melhor o sabor. No dia seguinte, sem usar a pressão, cozinhe até reduzir o volume de água.
Uma alternativa mais saudável é, ao invés da linguiça, rechear o lobo com cenoura.
Pode ser servida com macaxeira cozida ou frita, ou da maneira como desejar. Além disso, pode ser usada em outras receitas, inclusive como recheio.
No próximo post, um molho de macarrão usando esta carne.

2 thoughts on “Lombo cozido recheado com linguiça

  1. Olá, eu fiz e ficou maravilhosa essa carne… Obrigada pela receita! Agora eu deixei no fogo mais ou menos 1 h e já estava desmanchando… 2h não é muito não???

    Beijão!

    Biah

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s