Lasanha de Bacalhau


Lasanha de Bacalhau – Foto:Letícia Carvalho
Eu sei que vocês podem estar pensando: Poxa! Bacalhau novamente? – Sim! Ele mesmo. Mas, para tudo há uma explicação: Não havia mais nada para cozinhar, exceto um pacote de lascas de bacalhau na geladeira.
Além disso, é um prato fácil, prático e que faz muito sucesso. As colaboradoras Letícia Carvalho e Mônica Déda aprovaram.
Essa receita é prática e simples porque não necessita de muitos ingredientes: Bacalhau, manteiga, leite, queijo, creme de leite, cebola, massa de macarrão, pimenta e sal. Você pode utilizar aquele pacotinho de lascas que sobrou da Páscoa. A lasanha que pode ser pré-cozida (usada diretamente na montagem, sem necessidade de cozimento prévio) ou a tradicional, mesmo.
Confira aqui essa Gostosura!

 
Receita
Lasanha de Bacalhau 
½ de um pacote de macarrão de lasanha
½ kg de bacalhau em lascas demolhado
02 cebolas grandes e uma pequena
01 ou 02 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite
01 caixinha de creme de leite
400g de queijo tipo prato ou “muçarela” (ou mozarela, mussarela)*
01 colher de sopa de manteiga
Azeite
Sal a gosto
Modo de Fazer
1.       Cozinhe o macarrão em água, sal e um fio de azeite. Reserve.
2.       Em uma panela refogue uma cebola grande cortada em cubinhos no azeite, acrescente uma colher de farinha de trigo dissolvida no leite, salpique uma pitada de pimenta do reino e cozinhe em fogo baixo até formar um mingau não muito consistente. Reserve.
3.       Em uma frigideira refogue a outra cebola grande, também cortada em cubinhos e acrescente, em seguida, o bacalhau. Reserve.
Montagem da Lasanha
Em um refratário despeje um pouco do molho, em seguida uma camada de macarrão. Depois o bacalhau, mais uma camada de molho e uma de queijo prato* (fatiado ou ralado). Repita essas camadas até chegar à borda do refratário. Por último a camada de queijo prato.
Leve ao forno por aproximadamente 30 min.
Para completar a delícia você poder preparar um molhinho delicioso.
1. Em uma panelinha refogue o azeite e a cebola pequena ralada. Assim que estiver transparente, acrescente uma colher rasa de maisena dissolvida em um copo de leite. Acrescente uma pitada de sal e pimenta. Quando formar um mingau firme, desligue o fogo e misture o creme de leite e castanhas trituradas, amêndoas ou um pouquinho das lascas que você refogou no início. É só despejar por cima da lasanha.
Para decorar use o que a criatividade permitir: pimenta biquinho, folhas de manjericão fresco, azeitonas, castanhas, queijo ralado grosseiramente, etc.
Só uma observação: Não acrescentei sal ao primeiro molho, pois o bacalhau ainda estava um pouquinho salgado. Se o seu estiver completamente sem sal, pode adicionar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s