O Mangará: Delícia de comida regional

Como primeiro restaurante do nosso tour gastronômico, escolhemos aquele que, na minha opinião oferece uma das melhores comidas regionais de Aracaju: O Mangará.
Sergipanos e turistas, ficam maravilhados com a riqueza de detalhes na decoração do ambiente. Localizado numa região nobre de Aracaju, a Praia 13 de Julho, ele se destaca como sendo uma réplica de “casa de taipa” em meio a Edifícios luxuosos. O turista ainda tem a opção de depois de se esbaldar nas delícias da casa, aproveitar para dar uma passeio em um dos nossos mais belos cartões postais, o “Calçadão da 13 de Julho”.
Tudo no local lembra o Nordeste Raiz. As Miniaturas de Igrejinhas de interior, as pinturas retratando carros-de-bois, as bonecas de pano e outros elementos populares no Nordeste compõem a rica decoração do lugar. A campainha para chamar o garçom (este usando chapéu-de-couro) é um sino de pendurar em bois. As mesas e bancos são de madeira e cobertas com toalhas de chita, no estilo rural. Os bules antigos usados como jarrinhos de flores completam a decoração. Para quem vai com a criançada, tem um espaço feito especialmente para os pequeninos, também decorado no estilo rústico. 
Confesso que já experimentei de tudo por lá e não há nada que não aprove.  Lá come-se por quilo. Uma mesa bastante farta em forma de fogão de lenha tem de um tudo (como a gente diz por aqui): Cuzcuz, macaxeira frita, cozida e a torta; panquecas com recheio de queijo coalho e charque, arroz bem temperado, tapioca, carne de panela, ensopado de cordeiro, ensopado de galinha-de-capoeira (um frango de carne mais firme), carne-de-sol, linguiças, queijos assados, sopas e etc. Como bebidas, servem cervejas, refrigerantes, água-de-coco, caipirinhas e sucos.  Ufa!
Para esse post escolhi como demonstração uma sopa denominada “cabeça de galo”. E, de antemão informo: Deliciosa. É uma sopa um pouquinho cremosa, de legumes em pedaços, com um sabor acentuado de frango e levemente (bem leve, mesmo) apimentada, mas o tempero na medida e com bastante ovo inteiro, que é cozido dentro dela. Para beber não poderia deixar de apresentar o delicioso suco de mangaba (com ou sem leite é um espetáculo).
E, para quem deseja levar um pedaço dessa culinária pra casa, o restaurante ainda dispõem de mini mercearia com uma diversidade razoável de guloseimas – bolos, doces de leite, bolo-de-rolo, compotas, pimentas, paçocas, etc.
Apesar de ser o preço um tanto salgado (R$ 29,90 o Kg), não afasta a ida quando a vontade é de saborear algo regional. Vale muito a pena!
Aprovadíssimo!!

Restaurante Mangará

Avenida Beira Mar, 1024 – 13 De Julho
Aracaju – SE, 49020-010, Brasil
(0xx)79 3246-2874
 Site: http://www.mangaraaju.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s